segunda-feira, 16 de abril de 2012

PRIMEIRO ENCONTRO DO MÊS DE ABRIL


Dia  doze de abril do corrente ano, reunimos no N.T.E para a realização de mais um encontro do Gestar II.
Iniciamos com uma oração, realizada  pela nossa colega Sivone.Em seguida a tutora  passou uma pequena mensagem bíblica do livro de Isaias, 40 e outros slides com a mensagem “Lecionei a todos eles” adaptada por Maria Aldina Furtado.Refletimos e comentamos sobre a importância de trabalharmos valores para vida,o real do dia a dia de nossos alunos e não somente aulas conteudistas.
Logo após, continuamos com a TP2 sobre provébios, que são textos literários,interpretativos.Cada cursista  ia lendo,interpretando  e comentando-os.O meu foi o seguinte “Ser pedra é fácil,o difícil é ser vidraça”.Significado:é fácil você atingir as pessoas de maneira fútil.Difícil é se defender,mas,temos que perseverar,tentar e prosseguir da melhor maneira possível.
Passamos então, para Figuras de Linguagens realizando trabalho em grupo,lendo e comentando na TP, o conceito das mesmas.A tutora foi exemplificando cada uma delas:metonímia,personificação,hipérbole,antítese,  ironia,aliteração,assonância,onomatopéia e pleonasmo.Foi ótimo,pois acrescentei ainda mais,conhecimentos e experiências significativa para minha prática.
O encontro foi finalizado com os avisos sobre a  entrega do Projeto Final,o Aplicando na Prática e estudos das TPs.A tutora passou uma atividade sobre provérbios e marcamos nosso próximo encontro para 26/04 no mesmos local.
Mas uma vez, termino o relato de mais um encontro, com muita satisfação de participar desse curso maravilhoso  que  enriquece nossas práticas educativas,melhorando assim,nossas aulas e,o principal,alcançando o aprendizado do aluno.
Abraços  e até lá,dia 26 de abril.

APLICANDO NO PRÁTICA


APLICANDO NA PRÁTICA

Aos onze dias do mês de março de dois mil e doze realizei o Aplicando na Prática  do TP2 página 61,com alunos do 7º ano.
Os exercícios foram relacionados a “Organização das Frases”.Escrevi no quadro-giz, o modelo de  frases que estavam no  livro,em seguida fizemos os comentários,reflexão e análise.
Então entreguei folhas com exercícios para os alunos organizarem as palavras e obter frases, colocando-as com sentido lógico. Alguns alunos tiveram dificuldades no que aparentemente parecia fácil.
Mas a interação, socialização e participação dos alunos, foi  um dos pontos positivos da aplicação da atividade com comentários  na execução, e na hora da correção das mesmas.